terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Quem faz afinal formação?


No seguimento do estudo realizado pelo site Mais Futebol, sobre os jovens da formação que integram os plantéis dos chamados três grandes em Portugal (link que deixo no fim deste artigo - 1), faz sentido lançar outro olhar sobre a real formação que se realiza em Portugal. Os estigmas e os paradoxos existentes, que clubes realmente melhor formam, o mito de mais de metade da selecção nacional ter sido formada no Sporting, entre outros assuntos para abordar.

O que é afinal ser formado num clube. Para os regulamentos de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol, um jogador conta como formado no clube, se entre os 15 e os 21 anos cumprir 3 épocas desportivas inscrito nesse clube. 

Este é um dado redutor e enganoso na maioria das situações. Tendo em conta que os jovens atletas iniciam a sua prática desportiva e competitiva, na maioria dos casos, entre os 7 e os 8 anos, temos de esperar quase o dobro do tempo para que se comece realmente a olhar para os dados de formação de um jovem atleta. Contudo, o seu percurso é muito mais do que o "dar uns toques e fazer uns jogos" até atingir os 15 anos.

A competição e o resultadismo existe mesmo logo a partir da idade de início, com a pressão de pais e dirigentes, mas fundamentalmente perpetuada por quem faz uma campeonite exacerbada com a venda de sonhos e ilusões que não passam de um meio para atingir os seus fins administrativos, financeiros e burocráticos de tudo o que envolve pertencer à formação de futebol no nosso país.

Vamos olhar para o passado. Longe dos grandes centros de treino de alto rendimento, com condições de topo a nível do processo de optimização de competências, os clubes iam sendo competitivos e iam abrindo espaço aos jovens que transitavam dos Juniores para a equipa principal. 

No último Europeu de Futebol realizado em 2012, fez-se ecos em Portugal e no estrangeiro dos méritos que o Sporting Clube de Portugal efectuou na formação de atletas. Escreveu-se que os leões eram o clube com mais jogadores formados no clube no Europeu de 2012 (link que deixo no fim do artigo - 2).

Olhando para os nomes citados, todos cumprem a regra de formado no clube. Dos 15 aos 21 anos estiveram efectivamente na formação de um grande. Contudo, sabemos que, tal como já foi dito anteriormente, esse é um processo demoroso, difícil, e muito turbulento. Não podemos olhar com normalidade para a campeonite de recrutamento que faz com que vejamos clubes com cerca de 40 atletas por ano de nascimento, cerca de 10 a 15, por época, novos no clube. Esta situação ocorre dos 7 aos 13 anos de uma forma cíclica.

Olhando para os nomes apresentados pelo artigo espanhol, saltam alguns nomes à vista. Vejamos então o percurso de alguns destes nomes, como Custódio, Nani ou Varela. Custódio, nascido em Guimarães, iniciou o seu percurso em Guimarães. Iniciou e concluiu, praticamente, Viajou para Lisboa aos 18 anos para jogar no Sporting B e iniciar o seu percurso como profissional. Estreou-se na equipa principal do Sporting aos 20 anos. Contudo, o facto de ter entrado com 18 anos, permitiu-lhe cumprir a regra e contar como formado no clube.

Silvestre Varela, ou o Drogba da Caparica, foi na terra de pescadores que fez o seu percurso. A jogar no Costa da Caparica era um jovem em grande momento, tendo sido contratado pelo Sporting para jogar na sua equipa de Juniores. Tinha Varela, na altura, 17 anos.

Nani é mais um dos casos de grande perspicácia da formação do Sporting para formar talentos. Um jogador de inegáveis qualidades, que está no top de atletas formados pelos lisboetas. Contudo, olhar para o trajecto de Nani é perceber, que mais uma vez, as coisas não são tão assim como nos pareciam. Nani, nascido num bairro problemático da Amadora, começa a jogar futebol no clube próximo de casa que melhores condições lhe oferecia: o Real Massamá. É lá que cresce, que evoluiu e que enfrenta o início da vida adulta. O Sporting conseguiu chegar até ele. Com 17 anos, Nani aparece de leão ao peito.

O que têm os responsáveis de Guimarães, Costa da Caparica e Real Massamá em comum? Um orgulho pelos seus atletas, que ajudaram a crescer e praticamente os empurraram para a vida adulta, estarem a brilhar na alta roda do futebol, mas também uma mágoa por neste tipo de conceitos e trabalhos não verem citados os seus nomes pelo trabalho que desenvolveram.

(continua...)

Link 1: http://www.maisfutebol.iol.pt/espanha/benfica-sporting-fc-porto-porto-formacao-jovens-formados/1389153-1486.html

Link 2: http://www.marca.com/2012/06/14/futbol/eurocopa_2012/portugal/1339669077.html

1 comentário:

  1. Muito interessante! Portugal tem mesmo uma formação de grande qualidade... E depois como bonus a Seleção ganha grandes jogadores :)

    ResponderEliminar